A Ordem Martinista Livre é uma Ordem Martinista tradicional que trabalha ativamente na promoção da cooperação e do apoio entre os Martinistas de todo o mundo que compartilham de nossa convicção de que, para o benefício da humanidade, a reintegração deve ocorrer em todos os níveis, inclusive entre as diversas Ordens que compõem a Tradição Martinista.

De forma reduzida podemos dizer que a Tradição Martinista surgiu na França do século XVIII, com Louis Claude de Saint Martin, o Filósofo Desconhecido. Enquanto Ordem sua estruturação ocorreu no século XIX com Dr. Gerard Encausse e Pierre-Augustin Chaboseau que trabalharam juntos para consolidar a tradição e dar forma a Ordem que conhecemos hoje.

Atualmente o Movimento Martinista não possui um órgão de governo central, ao contrário, é formado por várias Ordens separadas e independentes que se baseiam no trabalho e na filosofia de Louis Claude de Saint-Martin, focando principalmente em conceitos como da origem divina do homem e a importância de que ele recuperação desse estado através da orientação espiritual, da iluminação, do trabalho e dos estudo pessoais.